A importância do calendário de marketing para o sucesso da loja virtual
Toda empresa do comércio varejista necessita de um gestor atento às oportunidades do mercado.
O papel dele é abastecer as prateleiras com produtos adequados e a tempo de aproveitar a sazonalidade, garantindo o aumento da receita nos períodos de crescimento da demanda.
Por outro lado, ele também precisa acompanhar o ritmo de escoamento do estoque e identificar o momento exato de baixar os preços realizando as tão famosas liquidações. Dessa forma ele vai possibilitar novamente o aproveitamento da demanda ao sinalizar a queima de preços no momento em que o cliente está ávido por isso, gerando aumento do fluxo de caixa e consequentemente provisionando recursos para realizar uma nova compra e recomeçar todo o ciclo.
Com a loja virtual o processo é idêntico, mas existe um fator muito importante a considerar: a antecipação.
Na internet, as possibilidades de improviso são mínimas, porque os prazos são muito rígidos. A operação de logística é quase sempre um elemento determinante para a boa performance das campanhas, reduzindo muitas vezes o seu alcance. Isso demanda uma atenção maior e uma necessidade ainda mais premente de se fazer uma programação sólida e de se antecipar todas as ações para que as datas importantes do comércio sejam plenamente aproveitadas.
O calendário de marketing é uma ferramenta essencial para a gestão do e-commerce.
Ele deve ser desenhado com antecedência de pelo menos seis meses e reavaliado dia após dia, adequando-se constantemente as ações e promoções às necessidades de giro do estoque para que o sucesso das vendas seja garantido.
E você? Tem alguma dúvida de como começar a planejar as ações que vão impulsionar sua loja virtual?
Comente, opine, vamos bater um papo!
Até a próxima:)