Como utilizar o e-mail marketing para aumentar a conversão da loja virtual
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes para aumentar rapidamente a receita da sua loja virtual com baixo custo, ou seja, otimizando o ROI. Isso porque os gastos com a ferramenta de disparo de e-mail marketing são relativamente baixos se comparados por exemplo aos dos buscadores e comparadores de preços – outros dois importantes geradores de cliques. Alie-se isso ainda à vantagem de se poder utilizar o potencial dos criativos in-house e bingo! Chegamos a um valor de investimento surpreendentemente baixo.
Porém, de nada adianta investir pouco se a conversão não atender às expectativas para chegarmos ao tão sonhado ROI positivo. Vários fatores colaboram para que o usuário percorra o trajeto que vai desde a abertura da sua campanha de e-mail marketing até a conversão. E acredite: Todos têm a sua devida importância e subestimar qualquer um deles pode ser fatal.
Então, vamos falar de quatro tópicos bem importantes para que a sua campanha atinja os objetivos.
O briefing
Aliar as necessidades de escoamento do estoque à sazonalidade do comércio parece fundamental para garantir a saúde da sua gestão. Porém, tenha o cuidado de não sobrecarregar a campanha. Seja leve e opte por agregar ao conteúdo comercial algo que seja relevante para o usuário, como dicas que tenham a ver com o seu segmento.
O assunto ou subject
Atenção: Você só tem uma chance e ela é bem curta! Tente dizer em poucas palavras algo que pareça vantajoso e inusitado, capaz de incentivar a abertura. E muito… muito cuidado com o temível SPAM. Isso significa evitar termos normalmente rejeitados pelos provedores de e-mail. Vale a pena investir numa breve pesquisa e fazer testes A/B.
O layout
Seja leve, elegante e muito detalhista. Surpreenda o usuário com algo bem criativo e preste bastante atenção a detalhes relevantes como botões e a utilização adequada de call-to-action. Não se esqueça de oferecer alguma degustação, como chamadas para outros produtos ou grupos de produtos. Elas servirão como uma segunda chance para o clique. E muito cuidado com o excesso de rolagem.
As páginas de pouso ou landing pages
Esteja atento para que o tão sonhado clique leve o usuário o mais rápido possível à página de compra. Por mais convidativa que possa parecer a oportunidade de fazê-lo navegar pelo seu lindo site, esteja certo de uma coisa: Se ele clicou, há uma grande possibilidade de levá-lo ao carrinho, então faça isso logo, não o distraia!
A ferramenta de disparo
Eu utilizo uma ferramenta chamada E-goi. Com ela crio e disparo e-mails facilmente, sem a necessidade de programação. Além de poder utilizar recursos avançados como autoresponder, funil de vendas, teste a/b, criação de landing page e outros.
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E-goi – Técnicas Avançadas de E-mail Marketing.
É claro que existem outros inúmeros detalhes que certamente contribuirão para o sucesso das suas campanhas e nós falaremos deles em outra oportunidade. Mas eu tenho certeza que se você apostar nessas dicas, terá dado um grande passo para aumentar significativamente o seu ROI.
E então, você tem alguma dúvida ou gostaria de colaborar com esse post?
Comente aí embaixo, vamos bater um papo!
Até a próxima;)