A árvore de categorias e seu duplo papel numa loja virtual
A criação da árvore de categorias de uma loja virtual é uma tarefa complexa e de imensa responsabilidade.
A organização dos produtos em cada categoria deve obedecer a um raciocínio lógico e é muito importante que se leve em consideração também o ponto de vista do usuário para que a navegação se torne intuitiva, resultando em buscas bem sucedidas que o levarão à conversão.
Meu conselho é que a árvore seja desenhada por alguém da área de comercial ou de marketing. Caso não haja ninguém na empresa preparado para essa tarefa, contrate um profissional especializado em e-commerce e faça com que ele converse com os encarregados dessas duas áreas.
A hierarquia das categorias de produtos que constroem seu menu de navegação tem um papel fundamental para a usabilidade – que vai determinar se o e-consumidor encontrará rapidamente o que deseja – e também exercerá a função de otimizar o seu site para o Google, Yahoo!, Bing e afins.
Quanto mais amigável e intuitiva for a navegação da sua loja virtual, mais adaptada ela estará para ser encontrada pelos motores de busca. E isso significa estar nas primeiras posições dos buscadores de forma orgânica.
Em outras palavras, uma árvore bem construída, ajuda muito a converter mais sem pagar nada por isso.
Pense muito bem e não poupe esforços ao criar sua árvore de categorias.
Eu garanto que esse cuidado trará muitos frutos para o seu negócio.
Esse post ajudou você com a criação da sua árvore de categorias?
Comente aí embaixo e se precisar de mais informações, entre em contato.
Até a próxima:)