Os desafios do e-commerce
Sempre que um empresário me procura para auxiliá-lo na abertura de uma operação de e-commerce eu costumo fazer, antes de mais nada, algumas perguntas iniciais que me darão a exata noção do grau de dificuldade dessa tarefa, e até mesmo da viabilidade do projeto. Isso porque abrir uma loja virtual e garantir um nível de conversão necessário para que ela seja rentável – acredite – é algo muito diferente e bem mais complexo do que fazer o mesmo no ambiente físico. E nem sempre, ou quase nunca, os lojistas estão preparados para enfrentar uma série de dificuldades que devem ser consideradas normais dentro do processo de desenvolvimento da loja, ou até mesmo para investir o mínimo necessário para que ela comece a aparecer e a parecer relevante para o seu público.
Vamos às perguntas:
Você costuma comprar pela internet?
Algo fundamental para quem deseja abrir uma loja virtual é acreditar na internet como canal de vendas. E mais: O e-consumidor já tem um histórico de relacionamento com as lojas que escolheu na internet – e ele é quase fiel, acredite – o que lhe permite ter uma percepção de marketing digital totalmente diferenciada do consumidor tradicional, tornando muito mais fácil para ele assimilar as estratégias que serão sugeridas a nível de consultoria para a sua própria loja virtual.
Você tem perfil nas principais redes sociais?
Quem não tem conta pelo menos no Facebook e Instagram jamais poderá ter a exata noção do potencial desses dois canais para fazer a sua loja crescer. Muito menos vai aceitar investir neles. Melhor nem começar, então.
Você tem em sua equipe pessoas capazes de assumir a operação de e-commerce?
Comece pensando em um funcionário para o administrativo, um para o atendimento e um para a logística. Todos eles exclusivamente dedicados ao canal virtual.
Você já escolheu a plataforma de e-commerce? Ela é compatível com o seu ERP?
A escolha da plataforma e a compatibilidade da mesma com o sistema que gerencia os dados da sua loja são decisões delicadas e que devem ser muito bem pensadas e acompanhadas por um consultor.
Você já escolheu a agência que vai desenvolver o layout da sua loja?
Esse é outro passo muito importante e que deve estar em total sincronia com a escolha da plataforma.
Você tem em sua equipe ou está preparado para contratar profissionais de design e front-end?
A loja virtual é muito dinâmica e exige mudanças a todo o tempo. Além disso, é necessário criar um plano de comunicação permanente com sua base de consumidores ou prospectá-los a todo o tempo, o que torna necessário ter disponíveis um web designer e um programador, independente da plataforma escolhida. Para reduzir os gastos, é possível que eles sejam inicialmente profissionais autônomos, contratados por job. Mas eles são fundamentais e portanto indispensáveis.
É claro que o papel do consultor em e-commerce é orientar o lojista em todos os seus passos até que ele se sinta preparado para assumir a operação por completo, mas se você está propenso a abrir o seu canal virtual, é muito bom que comece a pensar nessas questões básicas. Isso facilitará todo o trabalho que virá pela frente. E ele não é pequeno!
Boa sorte e se precisar de ajuda, comente, tire suas dúvidas, entre em contato!
Até a próxima:)