O CRM e o aproveitamento de informações
Todos os que atuam virtualmente, sabem (ou pelo menos deveriam saber) da importância do uso de uma boa ferramenta de CRM, pois essa ferramenta será boa parte do suporte necessário para segmentar o seu público e a forma como ele compra/acessa o seu site.
Vemos o mercado em constante ascensão e as diversas atualizações dos buscadores (principalmente o Google) que permitem identificar novas informações a respeito daqueles que acessam o seu site, os interesses, informações demográficas (faixa etária), localizações geográficas, entre outros.
Porém a grande questão não é mais qual informação podemos ter e sim como podemos utilizar essas informações de forma positiva na operação. Afinal, não basta ter a informação se não souber como utilizá-la. É como ter um veículo potente e não saber como conduzi-lo.
A partir do momento que mapearmos corretamente os nossos clientes e entendermos cada pessoa como um ser único e não apenas um valor a mais de faturamento, tudo será diferente.
Se você vende produtos para gestantes e recém-nascidos, deve-se entender que existem algumas possibilidades básicas para isso ser buscado em seu site: o casal pode estar aguardando o nascimento do filho, a pessoa que está buscando pode estar planejando uma visita para uma amiga que teve um bebê recentemente ou planeja abrir um negócio nessa área e está fazendo pesquisa de mercado… São situações distintas com resultados distintos, pois nos dois primeiros casos, pode acontecer uma conversão, já no último caso é improvável.
É nesse momento que entra a ferramenta de CRM, afinal quem é essa pessoa?
Temos nas mãos as redes sociais, que são ferramentas que nos permitem ter acesso às informações relevantes sobre o nosso público – o que, se bem utilizado, pode ser um diferencial.
O Facebook que é disparadamente a rede social mais utilizada atualmente possui um perfil detalhado de cada usuário de acordo com o seu comportamento, hábitos e preferências, apesar disso a ferramenta ainda é negligenciada por empresas mais conservadoras.
Precisamos entender que a mensuração de uma operação bem sucedida não está somente na análise de ROI e taxa de rejeição. É importante entender como os nossos consumidores nos enxergam.
O ponto é que precisamos aproveitar as informações disponíveis a nosso favor e humanizar o e-commerce, mostrar para os nossos consumidores que toda a nossa operação foi feita para ele.